Pesquisar
A Vila

Comunidade Rural – Agropecuária, esparsa, sem assentamento urbano único, localizada na faixa litorânea entre o Balneário do Pontal do Ipiranga e a Comunidade de Povoação, distante a 50 km da sede do município de Linhares - ES. Abrange a localidade de Cacimbas – onde está instalada a UTGC – Estação de Tratamento de Gás da Petrobras, Lagoa Zacarias, seguindo o Rio Ipiranga até próximo ao Pontal.

Região de clima agreste, inóspita, selvagem, cercada por veredas e cordões arenosos cobertos por vegetação de restinga, com praias desertas onde o tempo passa despercebido. Ideal para a pescaria de arremesso.

O Parque das Orquídeas - com raras e belas espécies de orquídeas terrestres de restinga e as lagoas completam o bucólico cenário. Venham desfrutar dos cantos e encantos do Degredo.

Como chegar?

Partindo da sede do município – Linhares, na altura da ponte, segue por via asfáltica (25km) de acesso ao balneário do Pontal do Ipiranga, entra a direita após a Fazenda do Sol, num total de 46 km até o Centro de Integração Comunitária onde tem um pequeno Museu, Biblioteca e Centro de Capacitação das Mulheres. Nesta mesma estrada pode entrar antes da Fazenda do Sol, seguindo para Cacimbas/UTGC – só asfalto.

Tem a estrada que liga Pontal a Povoação que passa pelo Degredo. Entra 500 mts antes do Pontal seguindo direto de Povoação sentido sul, ou partindo de Povoação sentido norte, 45 km de estrada de chão batido entre as duas localidades.

Onde Ficar?

As únicas alternativas de hospedagem são uma pequena e simples pousada e restaurante próxima a lagoa do Senhor Odair Campos, entre o Degredo e a UTGC. Outra opção é acampar em alguma fazenda, casa ou na praia. É recomendável passar o dia na região do Degredo e hospedar-se no Balneário de Pontal do Ipiranga com muitas opções de pousadas ou na comunidade de Povoação que oferece três simples pousadas.

Outra sugestão é ficar hospedado na sede do município e circular pela região durante o dia.

Onde Comer?

Como a comunidade está se preparando para o ecoturismo e o turismo rural, não tem muitas opções. Pode-se comer algum tira-gosto nos bares locais como o Bar do Pedro e na Cabana do Odair Campos.

O restaurante mais próximo é o Restaurante Cacimbas, no caminho Degredo – Povoação, 20 km. A boa comida servida em fogão a lenha, a beira da Lagoa compensa o deslocamento.